quinta-feira, 1 de março de 2012

SÓ NOS LATIFÚNDIOS DO MARANHÃO... atropelada por grileiro, trabalhadora rural grávida perde filho em Bom Jesus das Selvas

Um verdadeiro absurdo. Típico da terra dos desmandos da oligarquia. 

Abaixo, leia texto de Reynaldo Costa, do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailândia (CDVDH), onde vem a público a violência de um grileiro de terras contra trabalhadores rurais, em reocupação da fazenda Rio dos Sonhos, em Bom Jesus das Selvas. 

O atropelamento de Fagnea Carvalho de Oliveira pelo agropecuarista José Osvaldo Damião levou a trabalhadora rural, grávida de seis meses, a perder o filho que esperava.

E o que é mais indignante: a autoridades de segurança pública local não querem sequer a registrar a ocorrência!

Com a palavra, a Secretaria da Mulher, a Secretaria de Direitos Humanos, a Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado do Maranhão.

Vamos botar a boca no mundo contra mais esse absurdo!



Fazendeiro agride trabalhadores e atropela gestante em acampamento no Maranhão


Durante a reocupação da Fazenda Rio dos Sonhos, em Bom Jesus das Selvas (MA), por cerca de 300 trabalhadores no último sábado (25), o agropecuarista e grileiro José Osvaldo Damião atropelou a gestante de seis meses, Fagnea Carvalho de Oliveira, que acabou perdendo seu filho.


Na ação violenta realizada pelo fazendeiro e por seus jagunços, outros trabalhadores também foram agredidos, entre eles um senhor de 72 anos de idade.

Fagnea foi levada para o hospital municipal de Bom Jesus das Selvas, onde perdeu a criança tamanha gravidade dos ferimentos causados pelo atropelamento. Apesar de estar em estado de choque, a trabalhadora passa bem.

Três dias do acontecimento, os trabalhadores ainda não conseguiram prestar ocorrência, pois a delegacia local ignorou seus relatos. Deslocaram-se, portanto, ao município de Açailândia, mas também não foram atendidos.

No final da tarde desta terça-feira (28), militantes de direitos humanos organizados pelo Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailândia, visitaram o acampamento, colheram informações sobre as agressões e exigiram que um delegado fizesse o registro das ocorrências. 

A área
A área ocupada tem cerca de oito mil hectares e está sendo pleiteada pelo programa Terra Legal, responsável por regularizar terras na Amazônia. O dito proprietário se empossou indevidamente da área e não poderá ser beneficiado pelo programa por já ser proprietário de outras áreas na região. 

A superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Maranhão já solicitou a transferência de competência desta área para a justiça federal, para que se evite o despejo das famílias acampadas na fazenda.

Os trabalhadores que ocupam a área são Sem Terras da região e famílias que moravam em áreas de risco. Junto ao grupo está cerca de 25 famílias que viviam no lixão da cidade. 

O Fazendeiro
Conhecido por Zé Osvaldo, este é mais um dos pecuaristas com histórico de truculência contra trabalhadores rurais. Dono de várias fazendas no sudeste do estado, na década de 90 Zé Osvaldo  foi acusado de ser o responsável por vários crimes no campo. 

Em dezembro de 2005, um de seus filhos invadiu o Assentamento Califórnia com uma caminhonete, onde acontecia o encontro estadual do MST e tentou atropelar trabalhadores que andavam pelas ruas da comunidade.  (saiba mais no saite do CDVDH)

Nenhum comentário: